sábado, 19 de dezembro de 2009

Combinados em Sala























































1ª Semana de Aula para o 4º e 5º Ano

Texto para 1ª semana de aula com a 3ª e 4ª séries.

Este ano será um sucesso se...
houver um sorriso de otimismo,
um sonho de beleza em seu coração e
poesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,
na inocência das crianças, no silêncio interior,na amizade, no momento presente,
na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo;
sensível ao sofrimento alheio,
grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.
Este ano será um sucesso se...
você for franco sem ferir,
tiver fé em si, no próximo e em Deus e,
acima de tudo, expressar o que pensa do outro
com uma palavra de carinho, de apoio,
de reconhecimento, de bondade e encorajamento.
Este ano será um sucesso se...
você souber vencer a preguiça, o orgulho,
a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,
da intolerância ao ignorante, ao que tem idéias diferentes das suas,
ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.
Este ano será um sucesso se...
você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,
estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,
economizando bens materiais,
esbanjando amor e solidariedade,
entendendo a criança e o idoso,
o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.
Este ano será um sucesso se...
você der um "bom dia" de coração e
enfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor,
vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia,
com a gota de orvalho na flor.
Este ano será um sucesso se...
você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidades
que se abrirem diante de você e,
começar cada dia com Deus!
Se você for sensível a tudo isso,
então este ano será um sucesso para você e
para os que viverem ao seu redor!

INTERPRETAÇÃO
Pense no texto, no ano que inicia e responda:

1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam no colégio, na família e amigos seja um sucesso?

2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?

3) Explique a segunda estrofe do texto com suas palavrasNo texto diz que "este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras..." O que será que o autor quer dizer com esta expressão?

4) Na sua opinião, é possível vivenciar todas estas atitudes descritas no texto, no dia-a-dia? Justifique.

5) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:Intriga:Intolerância:Mesquinhez:Solidariedade:Agora, escreva frases com estas palavras.

6) Escolha uma parte do texto e faça uma ilustração.

OBS.:Utilizar o texto no inicio do ano.Solicitar aos alunos que leiam o texto com a família, conversem sobre ele e elaborem duas regras para uma boa convivência durante o ano.

No outro dia, retomar o texto. Cada aluno lê suas regras e, juntos elaborar as regras da turma.

Lembrem-se:

Estabelecer de 5 a 10 regras no máximo.
Ao longo do trimestre e do ano, as regras devem ir mudando de acordo com a necessidade da turma.

Avaliação:

Quais as regras que nós conseguimos cumprir?
Quais as que devem melhorar?
Que outras regras são necessárias para a nossa turma?

Primeira Sema de Aula


Dinâmicas para a primeira semana de aula

As dinâmicas de integração são excelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo:
- que os participantes se apresentem- que memorizem os respectivos nomes- que iniciem um relacionamento amistoso- que se desfaçam as inibições- que falem de suas expectativas

1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.

2) Apresentante:
Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.

3- Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.

4- Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade. Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

Autoria: Patricia Fonte - Da Apostila Dinâmicas & Jogos Cooperativos PPD.www.projetospedagogicosdinamicos.kit .net





Sala para Alfabetização


Antes de falarmos em "DECORAÇÃO" da sala de aula devemos preparar os materiais que vão compor o ambiente alfabetizador.O alfabeto é um material que a turma terá que encontrar no primeiro dia de aula. As outras serão acrescentadas de acordo com as propostas apresentadas pela turma.


1- CARTAZ COM O ALFABETO A professora irá apresentá-lo à classe como sendo o instrumento primordial para a alfabetização, mas as atividades serão dadas com a letra de imprensa. Somente a partir do interesse do aluno que irá fazer a transposição para a letra cursiva.


2 – CARTAZ COM OS NOMES DOS ALUNOS (QUE SERÁ MAIS MOTIVADOR SE CONFECCIONADO À FRENTE DOS ALUNOS).


3 – CARTAZ COM OS ALGARISMOS E A SUA GRAFIA

1= UM 2= DOIS 3= TRÊS .....etcA professora explicará que com esses algarismos significativos aprende-se escrever qualquer numeral. Como por exemplo: Ano de nascimento de um dos seus alunos: 1984


4 – NOME DO MOBILIÁRIO: porta, janela, quadro, giz, etc... Escrever e etiquetar à frente dos alunos.5 – Cartaz com o ajudante do dia.


6 – Caixa de livros de literatura infantil, da Sala de Leitura ou doado pelos alunos, etiquetada como BIBLIOTECA AMBULANTE.


7 – Caixa de revistas e jornais usados para o uso diário pelos alunos, em todas as atividades.


8 – Ambiente "rico" para aprender Matemática."É importante que as crianças tenham chances de "trocar suas experiências", "discutir" suas descobertas, "interagir".Portanto devemos ter na sala de aula.Material concreto: tampinhas, sementes, canudinhos, copinhos de plástico...Materiais estruturais: blocos lógicos, cuisenaire, baralho, bingo, domino, dados...


Texto do blog da professora Luzimara
Fonte: http://acaokidstatyamaral.blogspot.com/



ROTINA SEMANAL


Dinâmica primeiro dia de aula (com balas ou jujubas)

Publicado por: Zailda Coirano


É importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV.
Distribuo balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e peço que as deixem em cima da carteira. Então especifico as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, faço mais ou menos o seguinte:

verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)

azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)

vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.

Vou chamando cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.
Depois que cada um fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. Eu normalmente pergunto, se o aluno diz que tem um irmão pergunto se é mais velho ou mais novo, se se dão bem, etc. Se diz que tem cachorro, pergunto o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.
Se forem alunos maiores você pode mudar os critérios, acrescentar outros como vida amorosa, vida profissional, religião, etc… Aí fica a seu critério.
Gosto de fazer essa dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.
Claro que depois que a dinâmica termina, eles têm autorização para comer as balas.








Idéias para motivar a produção de Texto


Como motivar seu aluno a produzir textos?

Relatos do dia-a-dia;
☺ Notícias da comunidade;
☺ Notícias de jornais e revistas;
☺ Acontecimentos importantes;
☺ Gravuras;
☺ Textos principiados;
☺ Textos em rodinhas;
☺ Textos coletivos;
☺ Textos em dupla;
☺ Livros lidos;
☺ Revistas em quadrinhos;
☺ Debates;
☺ Cartas, bilhetes, avisos;
☺ Relatórios;
☺ Músicas;
☺ Poesias;
☺ Trabalho com sucatas, desenhos, pinturas, origamis, maquetes

Achei muito interessante essa dica da Tatiana Sibovits. Espero que vocês também gostem!!!

Tabuada Cantada


Geralmente é muito difícil trabalhar com a Tabuada. Este é um jeito muito divertido de aprender. Espero que gostem da idéia!!!


Do 2 Melodia:

CIRANDA CIRANDINHA

Ciranda , cirandinha
Vamos já memorizar
A tabuada do dois
Que agora vou cantar
1 x 2 resulta dois
2 x 2 dá sempre quatro
3 x 2 lá vem o seis
4 x 2 oito no ato
Essa nova tabuada
É bem fácil de aprender
De um jeitinho bem gostoso
É assim que vou dizer !
5 x 2 lembra o dez
6 x 2 doze tem vez
7 x 2 dá o quatorze
8 x 2 dá dezesseis
Por isso criançada
Preste muita atenção
Nestes versos bem bonitos
Dessa mágica canção
9 x 2 dá o dezoito
10 x 2 pense no vinte
E assim cantarolando
Tudo fica em sua mente.

Do 3 Melodia:


A BARATA DIZ QUE TEM

A barata diz que sabe
A tabuada do três
É mentira da barata
Ela erra toda vez
Há há háHó hó hó
Ela erra toda vez ( BIS)
1 x 3 dá três2 x 3 seis tem pose
3 x 3 dá nove
4 x 3 resulta doze
há há háhó hó hó
4 x 3 resulta doze ( BIS)
5 x 3 são quinze
6 x 3 dezoito é fato
7 x 3 vinte e um
8 x 3 vinte e quatro
há há háhó hó hó
8 x 3 vinte e quatro ( BIS )
e como é que terminaa tabuada do três
9 x 3 vinte e Sete
10 x 3 quanto é que dá
há há háhó hó hó
trinta é fácil de lembrar (BIS)

Do 4 Melodia:

A carrocinha pegou

A tabuada do quatro
Eu vou logo aprender ( BIS)
1 x 4 sempre é quatro
2 x 4 é que dá oito
3 x 4 dá sempre doze
4 x 4 dá dezesseis
A tabuada do quatro
Eu vou logo aprender( BIS )
5 x 4 dá vinte
6 x 4 dá vinte e quatro
7 x 4 dá vinte e oito
8 x 4 dá trinta e dois
A tabuada do quatro
Eu vou logo aprender( BIS )
9 x 4 é trinta e seis
10 x 4 é que são quarenta
É gostoso cantar
Quero ver se você tenta.

Do 5 Melodia:

Escravos de Jó

De 5 em cinco vamos saltear
Pense, cante, deixe rolar
É 5, é 10, é 15, é 20 e 25
É 30, é 35, e 40 tem também
Depois do quarenta, o que será que tem
Pense, cante, tenta dizer45 e 50é fácil de aprender.

Do 6 Melodia:

Eu sou pobre, pobre, pobre

A tabuada do seis
Vou agora recitar
Vamos logo coleguinhas
Todos a cantar2 x 6 resulta doze
3 x 6 dá dezoito
4 x 6 vinte e quatro
Bauru está no prato
5 x 6 são trinta
6 x 6 trinta e seis
7 x 6 quarenta e dois
Bife com arroz
8 x 6 quarenta e oito
9 x 6 cinqüenta e quatro
10 x 6 são sessenta
Queijo com polenta
É muito bom amiguinhos
Essa música cantar
O problema é que agora
Fome vai nos dar .

Do 7 Melodia:

ENTREI NA RODA

Refrão:Ai eu entrei aqui
Para cantar a lei do Sete
Vou mostrar pra todo mundo
O que eu aprendi neste bimestre
2 x 7 são quatorze
3 x 7 vinte e um
4 x7 vinte e oito
Aposto não erro nenhum
5 x 7 trinta e cinco
6 x 7 quarenta e dois
7 x 7 quarenta e Nove
O que será que vem depois?
8 x7 cinqüenta e seis
9 x 7 sessenta e três
10 x 7 são setenta
Consegui e passo a vez !

Do 8 Melodia:

Samba lelê

A tabuada do oito
Eu vou agora cantar
Basta pensar um pouquinho
Para as frases lembrar
1 x 8 sempre dá oito
2 x 8 dá dezesseis
3 x 8 é vinte e quatro
tem também na tabuada do seis
A tabuada do oito
Não mete medo em ninguém
Tiro um tempinho e canto
Vou é me dar muito bem.
4 x 8 trinta e dois
5 x 8 é quarenta, sim
6 x 8 quarenta e oito
Estou chegando perto do fim
A tabuada do oito nunca mais vou esquecereste sambinha gostoso
Vai me fazer aprender
7 x 8 cinqüenta e seis
8 x 8 sessenta e quatro
9 x 8 setenta e dois
10 x 8 oitenta e eu passo !

Do 9 Melodia:

Polegares

2 x 9 são dezoito
3x 9 vinte e Sete ,
4 x 9trinta e seis,
5 x 9 quarenta e cinco
6 x 9 cinqüenta e quatro
7 x 9, 7 x 9Sessenta e três, sessenta e três
8 x 9 setenta e dois
9 x 9 oitenta e um
E 10 x 9, e 10 x 9
É sempre noventa, é sempre noventa
A tabuada do vezes Nove
Não apresenta problema algum
Some sempre dez, some sempre dez
E tire um, e tire um !

Crachás 2











Crachás














































Com estes modelos de crachás espero contribuir com o seu Início de Ano mais alegre e divertido. Fiz umas visitinhas em alguns blogs (dentre eles "Alfabetização e Cia") e reuni aqui alguns modelos interessantes.




































Oiiiieee!!!

10 Motivos para você fazer um Curso 24 Horas. Visite e saiba mais...

1- Rápido e Prático 2 - Valores acessíveis 3 - Flexibilidade 4 - Não necessita se locomover 5 - Banco de Currículos 6 - Certificado válido em todo país 7 - Empresa mantenedora ABED 8 - Funcionários treinados 9 - Seu currículo fica atualizado 10 - Professores altamente qualificados
Cursos Online com Certificado
Cursos 24 Horas - Cursos Online a partir de R$ 20

Minha Turminha - 3ª Fase - 1º Ciclo - Trabalhando no Projeto "Animais em Extinção"

Minha Turminha - 3ª Fase - 1º Ciclo - Trabalhando no Projeto "Animais em Extinção"

Alimente a Pit, clicando na ração.

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas