quarta-feira, 30 de junho de 2010
Dia do Estudante!!!
Origem do Dia do Estudante
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
Oração do estudante
Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.
Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.
Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias:
o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios,
e também alguns programas de TV .
Eu sei que preparo hoje o meu amanhã.
Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.
Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia.
Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores.
Amém.
Brincadeiras para as Férias II
Mais sugestões para 2 a 10 anos
Clique nas palavras e você descobrirá os segredos de como realizar ou fazer as brincadeiras...
Amarelinha
Banho nas Bonecas
Corre Cotia
Esconde Esconde
Gato Mia
Imitar Bichos
Pintar as Unhas
Massinha
Morto ou Vivo Cabra Cega
Dança da Cadeira
Mágica
Escultura com Argila
Rabo de Burro
Brinquedos com material reutilizado
Xadrez
Jogo da Velha
Teatro
Hora de Pintar
Fazer biscoitos e balas
Dicas de brincadeiras para as FÉRIAS.
Aprenda brincadeiras caseiras para entreter as crianças nas férias prolongadas
Pequenos precisam sentir-se úteis durante os dias de folga
Para os professores, as férias são um momento de se reorganizar e descansar. Para as crianças, sinônimo de diversão. Aos pais, o recesso escolar de inverno pode ser uma época de angústia se não houver programação.
Saber o que fazer com as crianças que estão duas ou três semanas em casa exige criatividade e preparação. Para quem pensa que deixá-las curtindo o tempo livre em frente à TV ou apenas jogando videogame é suficiente, está enganado.
– Os pais devem entender que não basta deixá-los em casa. As crianças precisam se sentir úteis durante as férias para voltar com entusiasmo às aulas.
Passeando por alguns endereços eletrônicos encontrei algumas dicas, as quais deixarei para todos que precisarem.
Bom divertimento!
Visitei este endereço e recomendo para você...
http://www.clicrbs.com.br/especial/br/donna/19,0,2578381,Jogos-e-brincadeiras-sao-alternativa-para-ocupar-as-criancas-nas-ferias.html
FAÇA UMA BONECA SIMPLES
Material
tecido macio
tesoura de costura
lã de carneiro não fiada (ou estopa de algodão 100%)
fio de lã ou linha
agulha e linha de bordar ou canetas coloridas
fios de cabelo coloridos (opcional)
Aprenda a fazer bonecas simples de pano (foto) para crianças de 3 meses a 2 anos
Como fazer
1. Corte um quadrado de tecido macio. Experimente tamanhos diferentes, dependendo do tamanho da boneca que você deseja fazer. Escolha uma boneca pequena para um bebê e uma maior para uma criança pequena. Dobre o quadrado ao meio, diagonalmente, formando um triângulo.
2. Descubra o centro da ponta dobrada, levante o tecido e encha-o com a lã desfiada para fazer a cabeça da boneca. Amarre bem o pescoço com uma linha ou fio.
3. Escolha um lado para o rosto e estique as dobras atrás da cabeça. Costure ou desenhe os traços que desejar, mantendo-os simples e sem expressão.
4. Forme as mãos dando nós nas pontas dobradas, ou amarre-as com um fio ou linha. Se quiser acrescentar cabelo, prenda os fios.
5. Acrescente a roupa, se desejar, feita de tecido colorido. Experimente colocar um lenço na cabeça ou embrulhar a boneca em um lençol.
Dicas
• Faça os traços da boneca o mais simples possívelou ignore-os
• Prenda muito bem o enchimento da cabeça, para
que o bebê não o engula.
• Se colocar um cabelinho simples, costure muito
bem e use fios que não soltem fibras.
• Escolha tecidos laváveis; evite os sintéticos ou que
encolhem.
• Use tecidos coloridos que reflitam a diversidade
racial.
• Verifique se o algodão está bem preso, sem pontas
soltas.
RECEITAS PARA AS CRIANÇAS
Divulgação
Crianças aprendem a fazer cheesecake de framboesa, de maneira simples
Cozinhar com as crianças é uma das melhores maneiras de estreitar os laços com elas. Conduzido da maneira adequada, este trabalho pode se tornar uma estimulante brincadeira. Com as 20 receitas simples, divertidas e saudáveis apresentadas no "Meu Primeiro Livro de Culinária", quem tiver a partir de 5 anos já pode colocar a mão na massa e criar deliciosas receitas. Conheça algumas, explicadas passo a passo:
Prepare um delicioso cheesecake de framboesa
Aprenda a fazer uma saladinha de macarrão
Para as crianças a partir de 9 anos, o livro "O Pequeno Mestre-Cuca" mostra mais de 50 receitas ilustradas, além de glossário dos termos mais utilizados na cozinha. Eles irão aprender a preparar o café da manhã, refeições leves, principais, sobremesas, pães, bolos e tortas. Aprenda algumas:
SUGESTÕES DE LIVROS (divididos por idade) Visite e descubra-os.
Retirado da Folha Online. Visite e encontrará os nomes dos Livros.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u605487.shtml
PARA MODELAR
Para fazer massinha de modelar, misture, aos poucos, farinha de trigo, água e uma colher de sal. Mexa até a massa desgrudar da mão. Se quiser, pingue gotas de corante. Dica: guarde a massa embrulhada em filme plástico, para não endurecer.
SOLTE O SOM
Já pensou em montar uma banda? Você pode começar criando um tambor de latinha. Peça para um adulto fazer um furinho de cada lado - na parte inferior - em uma lata vazia de achocolatado ou leite em pó. Coloque um barbante para pendurar o tambor no pescoço. Para batucar, pegue galhos de árvore, talheres... E faça seu som!
ACAMPAR SEM SAIR DE CASA
Que tal acampar na sala ou no quintal de casa? Junte os amigos e faça uma cabana, que pode servir como castelo, casinha de boneca e o que mais você quiser. Pegue algumas vassouras, amarre-as na parte superior e coloque um tecido por cima. Pode ser um lençol, se sua mãe deixar, é claro. Outro jeito de fazer a cabana é juntar algumas cadeiras e colocar o tecido sobre elas ou sobre um dos lados do sofá. A diversão é garantida.
BIJUTERIA
Uma dica para meninas criativas: monte um lindo colar para você e suas amigas! Pegue uma linha ou um barbante, alguns macarrões de sopa (aqueles furadinhos) e tinta guache. Deixe os macarrões bem coloridos e depois passe-os pelo barbante. Você pode usar macarrões de diferentes tamanhos na sua biju. Use a imaginação!
SALTO DE PÁRA-QUEDAS
Essa é uma brincadeira que vai mexer com os meninos. Você sabe fazer os seus bonecos saltarem de pára-quedas?
Pegue uma sacola plástica, dessas de mercado ou um saco de lixo (novos e sem furos) e recorte um círculo de 40 cm de diâmetro. Em toda a borda, faça pequenos buracos por onde passará o barbante que ficará preso ao boneco. É só soltá-lo no ar e ele estará voando.
PEGA-PEGA NO ESCURO
Para brincar de gato-mia, você e a turma devem estar em um lugar fechado e escuro. Alguém (vendado, para ficar ainda mais escuro) terá de procurar os amigos. Ao tocar em algum colega, quem está com a venda nos olhos deve dizer “gato-mia”. Aquele que foi achado imitará o miado de um gato, de forma que o vendado não descubra quem é. Se ele acertar quem miou, a pessoa identificada deve ser vendada e a brincadeira recomeça.
Visite este endereço e encontrei estas pérolas.