sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"Pirâmide Alimentar"



Alunos montando os cartazes sobre a "Pirâmide Alimentar", "Tipos de Vitaminas" e Gráficos sobre as "Frutas Preferidas"

Turminha do 3ª Fase "A" fazendo uma deliciosa Salada de Frutas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Projeto Vitamina e Alimentação

Colocando a mão na massa!!!

A Turminha se divertiu fazendo uma maravilhosa e nutritiva "Salada de Frutas".







                     Esta de azul é nossa Coordenadora "Eliete"
 E esta aí, toda de vermelho é nossa Diretora "Maristela"!
Foi maravilhoso realizar este trabalho. Os alunos ficaram encantados!!!

Projeto de Educação Física - Ginástica Geral na Educação

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou um curso de capacitação para os professores de Educação Física e Pedagogos para a  Redes  Estaduais e Municipais de Educação sobre:
"A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA GERAL NA ESCOLA E SEUS BENEFÍCIOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES"

Estas foram as atividades que realizei com meus alunos da 3ª Fase A 2010. Na realização destas dinâmicas contei com a ajuda da querida professora e articuladora Maria da Conceição.
-  Mímicas
-  Rolamentos
- João Bobo
- Saltos

Mímica de um Barco

Mímica de um Ônibus

                                                                        João Bobo

                                                    Rolamentos (para frente, trás e de lado)

                                                                                 Saltos

                                                                 Mímica de Árvore

Páscoa

O que é a Páscoa para os Cristãos?
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.

Minha Turminha comemorou a Páscoa relembrando o seu significado e ganhando uma deliciosa lembrancinha. Foi demais!!!


Carta

Esta é minha Turminha da 3ª Fase "A" 2010 colocando em prática o conceito de Carta.

“CARTA”


É um tipo de texto que serve para comunicar com amigos e familiares, para pedir informações, para estabelecer relações comerciais ou profissionais e até…para exprimir os nossos sentimentos.

Tipos de Carta
Familiar;
De Reclamação;
Comercial;
De Amor.

Carta Familiar Estrutura
1. Local e Data (dia, mês e ano);
2. Saudação (e denominação do destinatário);
3. Introdução;
4. Desenvolvimento;
5. Conclusão;
6. Fórmula de despedida;
7. Assinatura.

A saudação pode ser mais ou menos afetuosa (de acordo com o grau de confiança que se tem com o destinatário).
Exemplos:
Queridos pais
Olá, Heloíza!
Caro Kevin
Meu caro amigo
Caríssimo Matheus

A despedida tem de estar de acordo com a saudação.
Exemplos:
Prezado amigo
Teu / Seu amigo dedicado
Com a dedicação do amigo
Um abraço amigo
Conta com a amizade do
Teu
Beijos / Muitos beijinhos
Abraços

Resumindo… Uma carta precisa ter.


Local e data
Saudação

Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Despedida
Assinatura

Turminha escrevendo a Carta.




Turminha no Correio



Setembro de 2010




PROJETO VITAMINA E ALIMENTAÇÃO

Pesquisadores já concluíram que o aumento da incidência de obesidade em sociedades ocidentais nos últimos 25 anos do século XX teve como principais causas o consumo excessivo de nutrientes combinado com crescente sedentarismo.


De acordo com estudos do IBGE, está aumentando o número de pessoas obesas. As pesquisas indicam que há cerca de 17 milhões de obesos no Brasil, o que representa 9,6% da população. São números que dão ao fenômeno contornos de epidemia. Mantido o ritmo atual de crescimento do número de pessoas acima do peso, em dez anos elas serão 30% da população

Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes tipo 2, apnéia do sono e ETC.

Preocupada com a situação acima desenvolvi e trabalhei com minha Turminha da 3ª Fase A, do 1º Ciclo da Escola Estadual Senador "Filinto Müller" o seguinte Projeto: Vitamina e Alimentação.

PROJETO
VITAMINAS X ALIMENTAÇÃO

Assunto: As vitaminas e o valor nutricional dos alimentos.
Duração: 3 meses
Faixa etária das crianças: 8 a 10 anos
Justificativa:

A escola, busca sempre cumprir sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, sendo assim, verifiquei a necessidade de colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde. Sabemos que existem dificuldades relativas a alimentação no cotidiano da maior parte das famílias. Não tenho a pretensão de solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quero valorizar a reeducação alimentar, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável. Meu objetivo é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado.
Objetivos:

GERAL:

Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

ESPECÍFICO:

 Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação;
 Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;
 Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontradas.
 Desenvolver a habilidade de coletar dados sobre alimentos;
 Conscientização dos danos causados pela falta de vitaminas no organismo;
 Investigar o valor nutritivo dos alimentos;
 Conscientizar da importância da leitura dos valores nutritivos dos alimentos.

Desenvolvimento:

1ª etapa:
Conversa informal sobre o tipo de alimentação dos alunos e uma breve avaliação em grupo do que é uma alimentação saudável.
Juntos elaboraremos um cartaz com figuras de alimentos saudáveis.

ATIVIDADES ALIMENTAÇÃO

• Pedirei às crianças que tragam de casa rótulos de alimentos que gostam de consumir;
• Falaremos sobre a pirâmide alimentar e vamos construir uma.
• Ouvir e dançar músicas sobre o tema;
• Conversaremos sobre o que pode ter em uma salada:
• Faremos uma experiência: colocar salgadinho em água para ver o que acontece, depois realizar o registro;
• Faremos um passeio pela horta da escola;
• Relatórios;
• Observação de frutos variados, cor, forma, sabor e comentários sobre cada um.
• Cruzadinhas;
• Confecção de murais, cartazes e gráficos;
• Jogos; (Dominó das Frutas e Jogo da Memória);
• Musicas e dramatizações
• Vamos conversar sobre as frutas e sua importância a partir do tema: Qual a fruta preferida da turma? Vamos construir um gráfico:

2ª etapa:
Utilizando as atividades desenvolveremos diversas atividades nos diferentes componentes curriculares, como:
Língua Portuguesa
• Leitura e escrita;
• Pontuação (apenas introdução);
• Produção de frases e pequenos textos;

Matemática
• Situações- problema envolvendo alimentos e passagens do livro;
• Identificação de números através do valor nutritivo dos alimentos;
• Adição e subtração
• Elaboração do quadro de vitaminas
• Jogos
Ciências
Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
• Diferenciar e reconhecer frutas, verduras e legumes;
• Conhecer o valor nutricional dos alimentos;
• Discriminar alimentos de origem animal e vegetal;
• O que são vitaminas
• Tipos de vitaminas
• As deficiências e doenças causadas pela falta de determinadas vitaminas
• A importância das vitaminas em diferentes épocas da vida do ser humano: criança, homem, mulher, gestante.
• Alimentos que previnem doenças
Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;
História e Geografia
• Conhecer a realidade de pessoas que não tem condições e ter uma boa alimentação devido a problemas sociais.
Artes
• Pintura e colagem
Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
• Confecção de cartazes
• Produção de um Livro de Receitas para o Dia do Encerramento do Projeto
• Músicas sobre alimentação
Inglês
• Identificar a pronúncia e a escrita de nomes de alimentos;
Observação: As atividades contendo as propostas acima relacionadas serão confeccionadas e entregues no decorrer do projeto de acordo com o desenvolvimento e envolvimento dos alunos.

3ª etapa:
Confecção do Livrinho de receita:
• Frutas
• Verduras
• Legumes
Este livrinho será composto por receitas práticas e com o valor nutricional dos alimentos que as compõem. E ainda, Receitas Nutritivas que cada mamãe enviará através de seus filhos para que coloquemos no Livrinho.
Conterá ainda, sugestões de alimentos que previnem ou auxiliam na cura de doenças através de seus componentes nutricionais.
4ª etapa:
A sala será dividida em grupos e individualmente os alunos farão pequenas pesquisas sobre vitaminas e trarão cartazes que ficarão expostos no dia da apresentação.
Será enviado aos pais um informativo com orientações para a realização deste trabalho, juntamente com o CONVITE para que os mesmos compareçam à Escola no encerramento do Projeto. E neste dia as crianças homenagearão os mesmos com músicas, coreografias, mensagens e poesias. E para finalizar entregarão o Livrinho de Receitas.

5ª etapa:
Os alunos deverão criar um “super-herói” das vitaminas. O mesmo deverá ser criado a partir de um alimento e para sua confecção deverão ser utilizados materiais recicláveis. Todos os heróis terão uma plaquinha que indicará seus poderes como:
• Valor nutritivo
• Para que serve?
• Se ajuda a prevenir alguma doença
• Nome
Pondo a mão na massa:
Aulas de culinária:
• Lanches saudáveis
• Sucos saudáveis
• Saladas coloridas
• Uma refeição saudável
As aulas serão realizadas alternadamente e cada aula será registrada de forma escrita por cada aluno e através de fotos para que façamos mural do trajeto do projeto para expor no dia da apresentação.

CRONOGRAMA

Tempo de execução e Valor Calculado.
 Meses de Julho e Agosto
 R$30,00
 Impressora ou fotocopiadora para imprimir os livrinhos de Receitas.

Avaliação

A avaliação contará além da participação e empenho durante o decorrer do projeto. Para cada componente curricular serão escolhidas duas atividades e uma forma de avaliar a participação.

Lembrancinhas:
Para os alunos:
• Um porta recados de biscuit em forma de alimento (fruta ou legume)
• Um caderninho de receitas para as mamães;
Para os visitantes:
• Gelatinas Coloridas com Frutas ou Bolos feitos pelos alunos.

BIBLIOGRAFIA

Para realizar este Projeto contei com a ajudinha básica dos seguintes blogs:
http://revistacrescer.globo.com/
http://www.dican.com.br/
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/planos_aula.pdf
http://aprenderecia.blogspot.com/2008/07/projeto-higiene.html
http://www.educacional.com.br/projetos/ef5a8/semsaude/defaut.asp
http://www.pastoraldacrianca.org.br/
http://profsandrapedagogainfantil.blogspot.com/
http://www.colmagno.com.br/
 Nigro, Rogério G e Campos, Maria Cristina da C. – APRENDENDO SEMPRE – 3º Ano – Livro de Ciências – Editora Ática.
 Radespiel, Maria – Coleção Passo a Passo – Editora IEMAR – 4º Ano e 5º Ano.
 Coleção Dia-a-Dia – 1ª e 2ª Séries – Projeto Alimentação -

Qualquer dúvida que surgir na leitura deste projeto ficarei feliz em receber seu contato.
janderleialuiza@gmail.com

Oiiiieee!!!

10 Motivos para você fazer um Curso 24 Horas. Visite e saiba mais...

1- Rápido e Prático 2 - Valores acessíveis 3 - Flexibilidade 4 - Não necessita se locomover 5 - Banco de Currículos 6 - Certificado válido em todo país 7 - Empresa mantenedora ABED 8 - Funcionários treinados 9 - Seu currículo fica atualizado 10 - Professores altamente qualificados
Cursos Online com Certificado
Cursos 24 Horas - Cursos Online a partir de R$ 20

Minha Turminha - 3ª Fase - 1º Ciclo - Trabalhando no Projeto "Animais em Extinção"

Minha Turminha - 3ª Fase - 1º Ciclo - Trabalhando no Projeto "Animais em Extinção"

Alimente a Pit, clicando na ração.

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas