quinta-feira, 25 de junho de 2009

O QUE É HIPERTEXTO?


O QUE É HIPERTEXTO?

Hipertexto refere-se a um texto digital, o qual possui um conjunto de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons. Essas informações vêm em forma de links clicáveis, os quais são atalhos, caminhos ou ligações ao texto, formando assim, um Hipertexto. Os links agregam interatividade ao conteúdo. Assim é possível rapidamente localizar temas relacionados aos assuntos abordados, facilitando e ampliando os espaços de aprendizagem. Com o auxílio dos hipertextos os professores terão estratégias que estimulem a aprendizagem e autonomia dos alunos no processo.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web (www), no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Etimologia

O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito.

História

A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores. Provavelmente, a primeira descrição formal da idéia apareceu em 1945, quando Vannevar Bush publicou na The Atlantic Monthly, "As We May Think", um ensaio no qual descrevia o dispositivo "Memex". Não se pode deixar de citar outros personagens de grande importância histórica que ésão: Douglas Engelbart diretor do Augmentation Research Center (ARC) do Stanford Research Institute, Ted Nelson e muitos outros sistemas pioneiros de hipetexto com o "NLS", de Douglas Engelbart, e o HyperCard, incluído no Apple Macintosh, e finalmente a World Wide Web de Tim Berners-Lee.

Principais características do Hipertexto

Intertextualidade;
Velocidade;
Precisão;
Dinamismo;
Interatividade;
Acessibilidade;
Estrutura em rede;
Transitoriedade;
Organização multilinear.[3]
Autor/Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#cite_note-2. Acesso em 25/06/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oiiiieee!!!

10 Motivos para você fazer um Curso 24 Horas. Visite e saiba mais...

1- Rápido e Prático 2 - Valores acessíveis 3 - Flexibilidade 4 - Não necessita se locomover 5 - Banco de Currículos 6 - Certificado válido em todo país 7 - Empresa mantenedora ABED 8 - Funcionários treinados 9 - Seu currículo fica atualizado 10 - Professores altamente qualificados
Cursos Online com Certificado
Cursos 24 Horas - Cursos Online a partir de R$ 20

Minha Turminha - 3ª Fase - 1º Ciclo - Trabalhando no Projeto "Animais em Extinção"

Minha Turminha - 3ª Fase - 1º Ciclo - Trabalhando no Projeto "Animais em Extinção"

Alimente a Pit, clicando na ração.

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas