sábado, 19 de dezembro de 2009

Primeira Sema de Aula


Dinâmicas para a primeira semana de aula

As dinâmicas de integração são excelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo:
- que os participantes se apresentem- que memorizem os respectivos nomes- que iniciem um relacionamento amistoso- que se desfaçam as inibições- que falem de suas expectativas

1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.

2) Apresentante:
Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.

3- Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.

4- Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade. Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

Autoria: Patricia Fonte - Da Apostila Dinâmicas & Jogos Cooperativos PPD.www.projetospedagogicosdinamicos.kit .net





Sala para Alfabetização


Antes de falarmos em "DECORAÇÃO" da sala de aula devemos preparar os materiais que vão compor o ambiente alfabetizador.O alfabeto é um material que a turma terá que encontrar no primeiro dia de aula. As outras serão acrescentadas de acordo com as propostas apresentadas pela turma.


1- CARTAZ COM O ALFABETO A professora irá apresentá-lo à classe como sendo o instrumento primordial para a alfabetização, mas as atividades serão dadas com a letra de imprensa. Somente a partir do interesse do aluno que irá fazer a transposição para a letra cursiva.


2 – CARTAZ COM OS NOMES DOS ALUNOS (QUE SERÁ MAIS MOTIVADOR SE CONFECCIONADO À FRENTE DOS ALUNOS).


3 – CARTAZ COM OS ALGARISMOS E A SUA GRAFIA

1= UM 2= DOIS 3= TRÊS .....etcA professora explicará que com esses algarismos significativos aprende-se escrever qualquer numeral. Como por exemplo: Ano de nascimento de um dos seus alunos: 1984


4 – NOME DO MOBILIÁRIO: porta, janela, quadro, giz, etc... Escrever e etiquetar à frente dos alunos.5 – Cartaz com o ajudante do dia.


6 – Caixa de livros de literatura infantil, da Sala de Leitura ou doado pelos alunos, etiquetada como BIBLIOTECA AMBULANTE.


7 – Caixa de revistas e jornais usados para o uso diário pelos alunos, em todas as atividades.


8 – Ambiente "rico" para aprender Matemática."É importante que as crianças tenham chances de "trocar suas experiências", "discutir" suas descobertas, "interagir".Portanto devemos ter na sala de aula.Material concreto: tampinhas, sementes, canudinhos, copinhos de plástico...Materiais estruturais: blocos lógicos, cuisenaire, baralho, bingo, domino, dados...


Texto do blog da professora Luzimara
Fonte: http://acaokidstatyamaral.blogspot.com/



ROTINA SEMANAL


Dinâmica primeiro dia de aula (com balas ou jujubas)

Publicado por: Zailda Coirano


É importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV.
Distribuo balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e peço que as deixem em cima da carteira. Então especifico as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, faço mais ou menos o seguinte:

verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)

azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)

vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.

Vou chamando cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.
Depois que cada um fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. Eu normalmente pergunto, se o aluno diz que tem um irmão pergunto se é mais velho ou mais novo, se se dão bem, etc. Se diz que tem cachorro, pergunto o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.
Se forem alunos maiores você pode mudar os critérios, acrescentar outros como vida amorosa, vida profissional, religião, etc… Aí fica a seu critério.
Gosto de fazer essa dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.
Claro que depois que a dinâmica termina, eles têm autorização para comer as balas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oiiiieee!!!

10 Motivos para você fazer um Curso 24 Horas. Visite e saiba mais...

1- Rápido e Prático 2 - Valores acessíveis 3 - Flexibilidade 4 - Não necessita se locomover 5 - Banco de Currículos 6 - Certificado válido em todo país 7 - Empresa mantenedora ABED 8 - Funcionários treinados 9 - Seu currículo fica atualizado 10 - Professores altamente qualificados
Cursos Online com Certificado
Cursos 24 Horas - Cursos Online a partir de R$ 20

Minha Turminha - 3ª Fase - 1º Ciclo - Trabalhando no Projeto "Animais em Extinção"

Minha Turminha - 3ª Fase - 1º Ciclo - Trabalhando no Projeto "Animais em Extinção"

Alimente a Pit, clicando na ração.

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas