segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Níveis da Alfabetização

OS NÍVEIS DA ALFABETIZAÇÃO

PRIMEIRO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO I

NESSE NÍVEL O ALUNO PENSA QUE SE ESCREVE COM DESENHOS. AS LETRAS NÃO QUEREM DIZER NADA PARA ELE. A PROFESSORA PEDE QUE ELE ESCREVA "BOLA", POR EXEMPLO, E ELE DESENHA UMA BOLA.

SEGUNDO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO II

O ALUNO JÁ SABE QUE NÃO SE ESCREVE COM DESENHOS. ELE JÁ USA LETRAS OU, SE NÃO CONHECE NENHUMA, USA ALGUM TIPO DE SINAL OU RABISCO QUE LEMBRE LETRAS.NESSE NÍVEL O ALUNO AINDA NEM DESCONFIA QUE AS LETRAS POSSAM TER QUALQUER RELAÇÃO COM OS SONS DA FALA. ELE SÓ SABE QUE SE ESCREVE COM SÍMBOLOS, MAS NÃO RELACIONA ESSES SÍMBOLOS COM A LÍNGUA ORAL. ACHA QUE COISAS GRANDES DEVEM TER NOMES COM MUITAS LETRAS E COISAS PEQUENAS DEVEM TER NOMES COM POUCAS LETRAS. ACREDITA QUE PARA QUE UMA ESCRITA POSSA SER LIDA DEVE TER PELO MENOS TRÊS SÍMBOLOS. CASO CONTRÁRIO, PARA ELE, “NÃO É PALAVRA, É PURA LETRA”.
PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO
Associar palavras e objetos;Memorizar palavras globalmente;Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;Distinguir letras e números;Reconhecer as letras do alfabeto (cursiva e bastão);Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;Relacionar discurso oral e texto escrito;Distinguir imagem de escrita;Observar a orientação espacial dos textos;Produzir textos pré-silabicamente;Ouvir e compreender histórias;Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.

TERCEIRO NÍVEL → SILÁBICO

O ALUNO DESCOBRIU QUE AS LETRAS REPRESENTAM OS SONS DA FALA, MAS PENSA QUE CADA LETRA É UMA SÍLABA ORAL. SE ALGUÉM LHE PERGUNTA QUANTAS LETRAS É PRECISO PARA ESCREVER “CABEÇA”, POR EXEMPLO, ELE REPETE A PALAVRA PARA SI MESMO, DEVAGAR, CONTANDO AS SÍLABAS ORAIS E RESPONDE: TRÊS, UMA PARA “CA”, UMA PARA “BE” E UMA PARA “ÇA”
PARA O ALUNO SILÁBICO
Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;Comparar palavras memorizadas globalmente com a hipótese silábica;Contar o número de letra das palavras;Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);Produzir textos silabicamente;Ouvir e compreender histórias;Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).

QUARTO NÍVEL → ALFABÉTICO

O ALUNO COMPREENDEU COMO SE ESCREVE USANDO AS LETRAS DO ALFABETO. DESCOBRIU QUE CADA LETRA REPRESENTA UM SOM DA FALA E QUE É PRECISO JUNTÁ-LAS DE UM JEITO QUE FORMEM SÍLABAS DE PALAVRAS DE NOSSA LÍNGUA.
PARA O ALUNO ALFABÉTICO
Compor palavras com sílabas;Decompor palavras em suas sílabas;Produzir textos alfabeticamente;Ler textos de seu nível;Completar palavras com as sílabas que faltam;Observar a segmentação entre as palavras no texto;Observar os sinais de pontuação;Ouvir e compreender histórias;Completar textos com palavras;Construir frases com palavras dadas.

Li esse texto no site:
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com/
e resolvi postar aqui os trechos que achei ser de grande importância. Se você quiser saber mais, vale a pena fazer uma visitinha no site acima.



Um comentário:

  1. Gostei muito das formas de alfabetição mas gostaria, se fosse possivél é claro, que voce me mandasse algumas atividades para meu e-mail pois estou tendo dificuldade em conseguir apresentar alguma forma que eles intendão a ler e entender as palavras! Obrigado
    emersonbairro@gmail.com

    ResponderExcluir

Oiiiieee!!!

Versículos Decorados

10 Motivos para você fazer um Curso 24 Horas. Visite e saiba mais...

1- Rápido e Prático 2 - Valores acessíveis 3 - Flexibilidade 4 - Não necessita se locomover 5 - Banco de Currículos 6 - Certificado válido em todo país 7 - Empresa mantenedora ABED 8 - Funcionários treinados 9 - Seu currículo fica atualizado 10 - Professores altamente qualificados
Cursos Online com Certificado
Cursos 24 Horas - Cursos Online a partir de R$ 20

Minha Turminha - 3ª Fase - 1º Ciclo - Trabalhando no Projeto "Animais em Extinção"

Minha Turminha - 3ª Fase - 1º Ciclo - Trabalhando no Projeto "Animais em Extinção"

Alimente a Pit, clicando na ração.

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas