sábado, 3 de julho de 2010

Gênero Textual Poema

Dicas de como trabalhar  Poesias com crianças nas Séries Iniciais.


BAILARINA
Cecília Meireles

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

GÊNERO TEXTUAL: “POEMA”


Poema é uma obra de arte, em verso ou não, em que há poesia. As palavras são escolhidas pela sua beleza e som e arrumadas com cuidado. Existe uma diferença entre poema e poesia. O poema é o resultado concreto da arte da poesia.
Poesia é a manifestação do belo. É a habilidade de tornar algo poético. Se faz com versos, rimas e estrofes. É a expressão do belo. Ela está nas coisas e nos seres à espera de um olhar sensível.
Definição simples: Poema é um texto com rimas, versos e estrofes.
DEFINIÇÃO DE:
Versos - São as linhas do poema.
Estrofes- Nome dado a cada grupo de versos que compõem um poema.
Rimas – São palavras que combinam
Um poema pode ser:
Lírico(amor, morte, tempo, natureza) – Dramático(peças de teatro em forma de diálogo) – Épico (fatos heróicos) – Satírico (ridiculariza pessoas) – Pastoral (vida campestre) – Didático (visa transmitir ensinamentos práticos).
Formas como o poema pode ser escrito
Ode (estilo sóbrio, muitas vezes de homenagens).
Soneto (composição de 14 versos, com 2 quartetos e 2 tercetos)
Hino
Elegia (de tristeza ou luto)
Canção
Balada (composto de 3 oitavas e uma quadra e /ou uma quintilha)
Madrigal (confissão de amor com 2 ou 3 tercetos e 1 ou 2 dísticos)
Acrósticos (formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si, ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia.)
Trova (pensamentos ou emoção de 4 versos e 1 estrofe.
Cordel (poemas longos, utilizando vários formatos de estrofes, versos e rimas.
Poetrix ( é um poema rápido, criativo que diz o máximo com o mínimo. Simples, inovador e impactante.)

Metodologias

o Mural de Poemas – Fazer um levantamento sobre o que os alunos sabem ou conhecem. Pesquisar se a família sabe alguns versinhos, coletar tudo e expor na sala com a leitura de todos pelo professor e alunos. E que esse mural permaneça na sala por muito tempo, onde os alunos poderão colocar os versos que mais gostam(...) de qualquer época ou autor (...) são procedimentos que vão criando um ambiente em que o prazer de ler passa a tomar forma.
o Leitura silenciosa e oral de vários poemas. Visita à Biblioteca, Internet ou confecção de cartões com diversas formas de poesia.
o Ler para e com as crianças poesias apropriadas para a faixa etária delas. Expressando os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.
o Transformação de poesias em jograis. Leitura em duplas. Por filas. Meninos. Meninas.
o Incentivar a declamação de poesias explorando os ritmos e a sonoridade que elas contêm
o Identificar as palavras que rimam, pensar em outras que terminem como aquelas;
o Dramatizações.
o Brincar com as palavras destacando as que mais chamaram a atenção dos alunos e inseri-las em novos versos ou frases
o Criar estrofes continuando o poema verbalmente e em conjunto.
o Representar através de desenhos e pinturas.
o Promova situações de escrita a partir de algumas poesias. Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, ou, ao contrário, palavras para formar o verso, escrita espontânea de títulos e exploração de rimas (terminação igual das palavras).
o Criar estrofes continuando o poema.
o Produção de acrósticos com os nomes e nomes de pessoas queridas dos alunos.
o Dança da Cadeira: Quem sair deverá fazer um acróstico com a palavra sorteada em caixinha.
o Estouro da Bexiga: Cada aluno receberá uma bexiga com uma palavra dentro. Será estourada uma a uma, e a medida que as mesmas forem sendo estouradas, o aluno fará uma rima ou um acróstico (depende da proposta do professor) com a sua palavra. Ex. lua, sol, amor (palavras pequenas).
o Aprendendo a rimar: O grupo em círculo. A professora entregará a uma das participantes uma caixa vazia e dirá; “O que você deseja que esteja dentro desta caixa?” A pessoa dirá o nome de alguma coisa e passará a caixa para a vizinha da esquerda. Esta pegará a caixa e terá que dizer o nome de uma coisa que rime com a palavra anterior. Passará à pessoa seguinte, e assim por diante. A palavra chave foi, por exemplo, “lata”, imediatamente, sem repetir vocábulos, outras vão sendo ditas: mata, ata, batata, pata, etc. Quem errar sai fora. A brincadeira continua com outras palavras, até que reste uma só pessoa, a qual levará o prêmio.
o Meu melhor amigo: Produzir uma poesia brincando com o amigo.
o Recortando poemas para que os alunos montem. O poema deverá ser lido umas 3 vezes pelo professor, para que os alunos tenham uma noção prévia.
o Organizar mostras dos trabalhos realizados pelos alunos
o Publicar poemas criados pelos participantes em jornais que circulam na cidade e Região, no Blog
o Montar um Livro de poesias dos alunos.
o Promover a visita de um poeta da cidade à sala para que o mesmo esteje falando sobre suas experiências e sonhos aos alunos.

O objetivo do trabalho com poesia então, não é o de formar poetas profissionais, pois são poucas as pessoas que nascem com este talento. O que se propõe é que as crianças não percam a poesia que nasce com todos nós.

Um abração,
Janderleia
Qualquer contribuição entre em contato.

15 comentários:

  1. Ofereço a vc o selo Dardos.Venha pega-lo no blo pensareagirkrika.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oBRIGADO SUA SUGESTÃO ME AJUDOU MUITO, ESTAVA COM MUITA DIFICULDADE EM TRABALHAR O MESMO.BJUS

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é muito bom. Essa sequencia irá me ajudar muito nas próximas aulas.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da definição, usarei como exemplo no meu projeto de poema e poesia.

    ResponderExcluir
  5. Amei, vou trabalhar as definições com meus alunos.

    ResponderExcluir
  6. Ola Janderleia...Passei por aqui..Gostei e compartilharei a definição de poema.
    Parabéns e beijos...

    ResponderExcluir
  7. Ola Janderleia... Imenso prazer em passar por aqui...Parabéns pelo blog... Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Ola Janderleia... Imenso prazer em passar por aqui...Parabéns pelo blog... Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Ola Janderleia...Passei por aqui..Gostei e compartilharei a definição de poema.
    Parabéns e beijos...

    ResponderExcluir
  10. Oi janderleia, parabéns pelo seu trabalho. estou trabalhando com poesias e você foi uma bença no meu caminho. muito obrigada e Deus te abençoa muito e muito.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Janderléia por compartilhar seu trabalho. Eu estava quebrando a cabeça procurando material adequado a minha turma em livros e na net, precisava de algo que fosse da comprenssão de todos. Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  12. Amei vou usar amanhã com meus
    alunos

    ResponderExcluir

Oiiiieee!!!

Versículos Decorados

10 Motivos para você fazer um Curso 24 Horas. Visite e saiba mais...

1- Rápido e Prático 2 - Valores acessíveis 3 - Flexibilidade 4 - Não necessita se locomover 5 - Banco de Currículos 6 - Certificado válido em todo país 7 - Empresa mantenedora ABED 8 - Funcionários treinados 9 - Seu currículo fica atualizado 10 - Professores altamente qualificados
Cursos Online com Certificado
Cursos 24 Horas - Cursos Online a partir de R$ 20

Minha Turminha - 3ª Fase - 1º Ciclo - Trabalhando no Projeto "Animais em Extinção"

Minha Turminha - 3ª Fase - 1º Ciclo - Trabalhando no Projeto "Animais em Extinção"

Alimente a Pit, clicando na ração.

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas